Artesanato

Pintura em tecido – passo a passo!

Pintura em tecido – passo a passo!

A pintura é uma das artes mais antigas e perfeitas! Poder dar cores aos desenhos ou criar novas formas de ver o mundo, através das tintas é um privilégio inenarrável. A criatividade é aflorada, e ainda há a questão de relaxamento, pois pintar serve como terapia e bom controle das emoções! Legal; não é verdade?

Imagine, então, poder cultivar essa arte em tecidos? Uma maravilha, não é mesmo? Essa proeza já vem de gerações anteriores. Muitas pessoas aprenderam com as avós – a técnica, e hoje dão continuidade com esse dom, aperfeiçoando-a ainda mais, mas há também aqueles que mesmo sem histórico, optam em fazer parte dessa arte de pintura em tecidos.

Provavelmente, você deve estar pensando que pintura em tecido é algo apenas para profissional é que é muito difícil de aprender. Pois saiba que com alguns treinos e dicas, você já estará apto a praticar essa arte.

Veja o passo-a-passo para aprender a fazer pintura em tecido. Você saberá que não existe nenhum mistério. Apenas é necessário conhecer as artimanhas que envolvem essa arte.

Passos iniciais da pintura em tecido

Antes de começar a colocar a mão na massa, você precisa saber o material necessário para começar a pintar. Veja:

  • Tecidos preferencialmente de algodão;
  • Tintas específicas para tecidos;
  • Pincéis;
  • Cola;
  • Moldes;
  • Canetinhas;
  • Risco

Esses são os materiais essenciais para iniciar as pinturas em tecido. Então, já os deixe separados para dar os primeiros passos. Nesse caso especificamente, para dar as pinceladas!

Depois de organizados os materiais, chegou a hora de começar a preencher os espaços com as cores. Esse é o momento mais empolgante, afinal, você vai começar a da vida aos desenhos em tecidos.

  1. O processo da pintura

 

A primeira noção que você precisa ter é sobre os efeitos de misturas das cores. Alguns desenhos requerem uma habilidade maior para deixar a pintura no tecido ainda mais chamativa e bonita.

Para pintar flores, por exemplo, você vai passar o pincel em todo o desenho até preencher totalmente as pétalas. Para construir um efeito bacana, você deve fazer os contornos das folhas e esfumaçar de fora para dentro.

Para aperfeiçoar esses contornos, o mais adequado é utilizar pincéis mais finos, pois ajudam a espalhar de maneira mais uniforme as tintas.

O grande segredo da pintura em tecido é saber usar as cores certas para causar efeitos bacanas, além de treinar bastante para não cometer o erro de deixar o desenho borrado.

  1. Defina os pincéis a serem usados de acordo com os desenhos que deseja pintar

 

Para cada tipo de desenho você deve escolher os pincéis adequados. Cerdas mais grossas são perfeitas para fazer o preenchimento de figuras maiores. Além de serem bons para preparar as misturas das tintas.

Já para os contornos, os pincéis com cerdas mais finas são os mais indicados, visto que é necessária uma precisão mais relevante nos desenhos pintados em tecido.

  1. O processo de finalização

Você já definiu os materiais, os desenhos e os pincéis? Então, agora é começar a pincelar. Com o tempo você vai pegando a prática e se aperfeiçoando ainda mais na arte de pintura em tecido.

Quer deixar a sua pintura ainda mais interessante? O bacana é incrementar com alguns adereços de decoração. Podem ser colocados alguns botões, brilhos, qualquer coisa que dê mais destaque à pintura.

Depois de finalizada a pintura em tecido, passe uma esponja nos recantos do desenho para retirar os excessos. Agora é só contemplar a sua obra de arte!

Viu como é simples fazer pintura em tecido? Basta seguir o passo a passo e ter os materiais necessários para realizar o seu trabalho. Além de uma arte é também uma terapia.

Aproveite a matéria para deixar seu comentário sobre o assunto!

Sucesso!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *