Decoração

Aprenda Como Cuidar De Orquídeas

Aprenda Como Cuidar De Orquídeas

As Orquídeas são flores lindas e podem ser cultivadas na sua casa; sabia disso? Se forem observados alguns cuidados elas podem durar muito tempo. As espécies que podem ser adquiridas são das mais variadas. Só na América Latina são mais de 300 tipos existentes. Saiba Como Cuidar De Orquídeas.

  1. Sempre escolha vasos de barro. Podem ser um pouco caros, mas drenam melhor a água e são bem porosos. Ao optar por vasos de plástico – atente-se para o excesso de água.
  2. Veja como a Orquídea está posicionada em relação à boca do vaso. Se for apenas um dedo de distância é preciso mudar “sua moradia”. O ideal são dois dedos de altura, abaixo da boca do vaso.
  3. Antes de colocá-la em um novo vaso perceba de que lado estão os novos brotos. Essa é parte da frente da Orquídea. A estrutura posterior precisa ficar encostada em um dos lados do vaso.
    fibra de coco

     

  4. Na troca de vaso, inclua fibra de coco ou musgo. Este precisa ser lavado com água para ser retirado todo o acúmulo de areia.

    Hands pruning orchid stem
  5. Cortar uma Orquídea é quase como cortar um humano. Esterilize a tesoura com maçarico ou no fogão. Aí deixe esfriar naturalmente para só então manusear a ferramenta. Importante: repita a esterilização caso faça corte em outra Orquídea para evitar transmissão de doenças de uma para outra.

  1. Vai descartar uma folha? Use canela em pó no local do corte. A especiaria também é um cicatrizante natural.
  2. Se as folhagens estiverem com manchas, atenue com fumo de corda. Ferva todo o conteúdo, até que vire uma solução. Dilua em água e borrife nas folhas das Orquídeas por várias vezes, até que surta efeito.
  3. Cochonilhas e pulgões são eliminados com sabão de coco. Passe nas folhas da Orquídea com escova.
  4. Já reparou na coloração da folhagem? Se estiver escura ou manchada mude a Orquídea de local. Ela precisa de luz. Quanto mais luz, mais florida fica.
  5. Organize-se. Coloque placas de identificação plásticas em suas Orquídeas. Anote nome da espécie e período da última floração. Para a próxima florada estimule com NPK 10 30 20 que possui fósforo concentrado.

    O Que Não Fazer Com Suas Orquídeas?

    1 Cultivá-las em vasos de plástico. Elas retêm toda a água e pode haver excesso ao regar. Isso colabora com o apodrecimento das raízes.

    2 Permitir que a Orquídea ultrapasse o limite do vaso. Mantenha-a dois dedos para dentro da boca do vaso.

    3 Trocar a  Orquídea de vaso sem notar de qual lado crescem os brotos. O lado da frente (onde estão os brotos) precisa estar livre. A parte de trás deve se encostar ao vaso, para sustentar-se.

    4 Não utilizar nó de pinho ou placas de madeira à planta. Elas decoram o vaso, mas conservam a água por mais tempo.

    5 Não esterilizar a tesoura de poda. É idêntico para pessoas. Evite passar doença de uma planta para outra. Só use a tesoura esterilizada depois que esfriar. Antes de podar outra Orquídea realize o procedimento novamente.

    6 Não passar um cicatrizante após o corte. Cortar é como ferir a planta. Cicatrize naturalmente passando canela em pó.

    7 Ignorar as manchas escuras na folhagem. As folhagens indicam a saúde da Orquídea. Ela pode até ter sido atacada por uma praga. Você pode resolver usando detergente líquido diluído em água. Lave todas as folhas muito bem depois borrife a solução com detergente. Se a infestação for maior use sabão puro e deixa a orquídea na sombra por 24 horas. Depois lave e replante-a.

    8 Reutilizar o vaso depois de acabar com as pragas. É como usar uma camisa infectada depois de sarar. Se não puder trocar, lave bem o vaso e trate-o novamente para receber a Orquídea.

    9 Não perceber diferenças na coloração da folhagem. Folhagem escura é indicação de pouca luz. Mude a orquídea de local para receber mais luz.

    10 Não identificar as orquídeas. Anote nome da espécie e período da última floração.

    Com as práticas corretas você mesmo aprende Como Cuidar De Orquídeas. Por isso, não se descuide do trato com a planta, pois ela é sensível às mudanças bruscas. Muito sol, água e um tratamento cuidadoso podem fazer a Orquídea Florescer e durar por muito tempo.

    Bom cultivo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *