Artesanato

Ponto Cruz – Passo a passo!

Ponto Cruz – Passo a passo!

 

Uma forma de passatempo e ao mesmo tempo que pode servir de “ganha pão” para muitas famílias, vem através do ponto de cruz. Com esse método é possível personalizar toalhas de rosto, de mesa, capas para eletrodomésticos, tapetes, fraldas, peças de roupas e muitas outras coisas. É uma das técnicas mais famosas de artesanato e muito procurada em todo o mundo!
Normalmente quem começa a bordar, aprende primeiro a fazer o ponto cruz, que é uma técnica mais simples e fácil. Essa história de bordado teve início lá na idade média e até hoje continua sendo uma atividade relaxante, agradável e que não sobrecarrega a mente.
O que mudou mesmo no ponto cruz, foram as novas inspirações e surgimento de inúmeras possibilidades para enriquecer a decoração. Tudo com muita criatividade e riqueza de matérias primas. Se você deseja adotar essa técnica, confira a seguir o ponto cruz passo a passo para iniciantes. Depois é só dar “asas” à sua imaginação e criar suas próprias peças. Vamos lá!
Materiais necessários
• Agulha sem ponta.
• Linha para bordar ponto cruz.
• Tesoura.
• Étamine ou pode ser também toalhas que já vem com barras para bordar.
1º. Passo
Escolha o gráfico, prepare o tecido, conte no gráfico quantos pontos serão necessários na vertical e na horizontal. Tudo isso para que seu bordado fique centralizado e lindo.
Observação: os pontos são os quadrados da étamine. Cada quadrado refere-se a um ponto.
2º. Passo
Algumas pessoas preferem bordar em étamine mini, usando um só fio e outras já preferem com dois fios. Nesse passo a passo você irá aprender o bordado com dois fios. Então:
• Corte um pedaço de linha na cor que pede a legenda de seu gráfico.
• Dobre e enfie as 2 pontas da linha dentro do furo da agulha formando tipo uma argolinha na outra ponta.
3º. Passo


Comece a bordar a étamine no ponto indicado pelo gráfico.
• Passe a agulha pelo quadrado.
• Após, passe a agulha pela argolinha.
• Puxe delicadamente para firmar a linha.

4º. Passo


Identifique através de seu gráfico, quantos pontos você terá que fazer com a cor da linha que está utilizando e comece a fazer os “X” necessários naquela fileira.

Depois volte repetindo o mesmo processo para fechar o “X”.

5º. Passo
Veja no gráfico, se a próxima fileira que você terá que bordar é subindo ou descendo. Depois de identificar – siga as mesmas instruções informadas no quarto passo.

6º. Passo
Se a próxima fileira começar antes de você finalizar a que está bordando, suba, faça ela e depois retorne para terminar a anterior. Dessa maneira seu ponto fica perfeito e evita que você use a agulha de lado.
7º. Passo
Vá seguindo o gráfico lembrando de fazer as fileiras indo até onde precisa com a agulha e volte com ela para o ponto para não ficar feio.
8º. Passo
Retorne para completar o “X”.
9º. Passo


Para arrematar dê um pequeno nó.

Passe a agulha por trás de uns 4 ou 6 pontos discretamente para o acabamento ficar bem bonito.

Depois corte a linha. Você pode fazer o arremate pelo lado direito do bordado ou pelo avesso.

Está pronto seu ponto cruz!
Informações úteis
• Os tecidos mais procurados para ponto cruz são o étamine e o cânhamo.
• A agulha para você bordar precisa ter a ponta arredondada, desenvolvida para que não espete sua mão enquanto estiver bordando.
• As linhas também devem ser apropriadas para bordar ponto cruz.
• Os bastidores, apesar de não serem muito utilizados pelas brasileiras, são objetos excelentes para você esticar o tecido. Eles facilitam bastante na hora de bordar, pois deixa as partes da toalha bem regulares.
O ponto cruz é bem versátil! Podem ser feitos muitos acessórios e mimos com ele. Agora que você já tem esse passo a passo, é só usar a imaginação e começar o seu bordado.
Já tentou alguma vez fazer o ponto cruz? Como foi sua experiência? Deixe seu comentário!
Um abraço.
Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *